Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 14 de Dezembro de 2017 - 20 h 01 min

Núcleos isolados de chuvas acompanhados de descargas elétricas seguem se intensificando entre as regiões oeste, central e centro-sul do Estado neste início de noite. As temperaturas seguem elevadas, acima dos 30 ºC entre as regiões oeste, noroeste e norte, Em Curitiba os termômetros registram 26 ºC. 

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 14 de Dezembro de 2017 - 15 h 58 min

Mais uma tarde de tempo abafado nas diversas regiões do Estado, onde os termômetros passam dos 30 ºC em diversos municípios. Com a aproximação de uma frente fria que se desloca pelo RS, juntamente com o tempo abafado, a instabilidade atmosférica aumenta e núcleos isolados de chuvas se intensificam pelo Estado, com uma maior concentração entre as regiões oeste e sudoeste. O mapa ao lado, mostra as temperaturas máximas registradas às 15h.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 14 de Dezembro de 2017 - 13 h 19 min

Neste início de tarde observa-se algumas áreas de chuva entre o oeste, sudoeste e o centro-sul paranaense. São instabilidades isoladas, conforme imagem do radar meteorológico de Cascavel.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 14 de Dezembro de 2017 - 08 h 19 min

Nesta manhã de quinta-feira há registro de chuvas isoladas, e fracas, no noroeste do Paraná, perto do rio Ivaí e Piquiri. Entre os Campos Gerais, região de Curitiba e litoral o céu está encoberto, mas sem precipitação associada. Na maior parte do interior o Sol aparece.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 14 de Dezembro de 2017 - 04 h 00 min

Entre o nordeste da Argentina, o Uruguai e o extremo sul do Rio Grande do Sul há a intensificação de áreas de instabilidade. Associadas as áreas, há chuva moderada a forte com incidência de muitas descargas atmosféricas. Do centro do Rio Grande do Sul até a região Sudeste do Brasil, uma massa de ar seco deixa o tempo estável.

Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 13 de Dezembro de 2017 - 21 h 20 min

Noite de tempo estável em todas as regiões do Estado. Entre a RMC e as praias, ainda há muita nebulosidade, porém sem registros de chuvas na região. As temperaturas seguem elevadas entre as regiões oeste, noroeste e norte do Estado, em torno dos 28 ºC, na Capital 18 ºC.

Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 13 de Dezembro de 2017 - 16 h 20 min

Tarde de tempo abafado em grande parte das regiões paranaenses. Apenas entre a Região Metropolitana de Curitiba e as praias, devido a presença da nebulosidade as temperaturas não apresentaram grandes elevações. O mapa ao lado, mostra as temperaturas registradas às 15h.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 13 de Dezembro de 2017 - 12 h 58 min

Durante toda a manhã desta quarta-feira o ceu permaneceu encoberto. Entre a Região Metropolitana de Curitiba às praias houve registro de chuviscos nos trechos de vales da Serra do Mar. Neste momento faz muito calor no interior do estado.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 13 de Dezembro de 2017 - 08 h 14 min

Na figura observam-se as temperaturas mínimas registradas até às 08 h registradas na rede de estações meteorológicas automáticas do SIMEPAR e do INMET. A massa de ar menos aquecida está se deslocando pelo Oceano, com seu centro máximo localizado na altura do litoral Norte do Rio Grande do Sul. Esta massa de ar é estável e dificulta a formação de nebulosidade entre são Paulo ao Rio Grande do Sul, exceto na faixa leste destes estado que concentram uma maior concentração de nuvens baixas devido ao fluxo de ar úmido proveniente do mar.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 13 de Dezembro de 2017 - 04 h 10 min

Madrugada com temperaturas amenas no sul, centro, Campos Gerais e Região Metropolitana de Curitiba. Na faixa oeste, divisa com Mato Grosso do Sul e fronteira com a Argentina e o Paraguai, o tempo segue quente. Durante o dia, a nebulosidade ainda vai ficar presente entre as praias e a Grande Curitiba, porém o Sol também deve aparecer. Nos demais setores, o Sol brilha forte e o tempo fica muito quente.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2017 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122