Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 19 de Fevereiro de 2018 - 17 h 28 min

Uma linha de instabilidade avançam em direção a Curitiba e Região Metropolitana com condições favoráveis para ocorrência de temporais localizados neste final de tarde. A imagem do radar, mostra a área que chuvas que chega à Curitiba.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 19 de Fevereiro de 2018 - 14 h 43 min

Na figura um acompanhamento dos totais (mm) de chuvas desta segunda-feira em nossos postos telemétricos. Os volumes indicam que os aglomerados com valores mais intensos não alcançam áreas extensas. Até o momento, 14 h e 40 min, as pancadas de chuvas predominam sobre a maioria das regiões paranaenses desde as primeiras horas do dia.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 19 de Fevereiro de 2018 - 12 h 45 min

A instabilidade atmosférica aumentou após às 12 h e as nuvens que produzem as chuvas já cobrem praticamente todas as regiões paranaenses. Na figura (imagem de satélite) observam-se que as áreas coloridas em tons alaranjados aos avermelhados, fortemente correlacionadas às chuvas, se expandem e se deslocam no sentido oeste para leste.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 19 de Fevereiro de 2018 - 10 h 56 min

A estimativa das chuvas do radar de Cascavel, às 09 h e 45 min pode ser visualizada na figura. Os aglomerados de chuvas que se deslocam desde o Paraguai e do Mato Grosso do Sul atingem determinados  setores do Paraná com intensidade moderada.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 19 de Fevereiro de 2018 - 09 h 09 min

O domingo (18/02) foi marcado pela ocorrência de chuvas na maioria das regiões paranaenses. Nossas estações telemétricas contabilizaram volumes mais expressivos entre o oeste e o noroeste.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 19 de Fevereiro de 2018 - 07 h 39 min

O dia amanheceu com muita nebulosidade e chuvas em vários pontos do Paraná. Grande quantidade de umidade proveniente do Mato Grosso do Sul e do Paraguai "abastecem" a instabilidade atmosférica. Na figura as áreas coloridas em tons alaranjados aos avermelhados, estão correlacionados às chuvas mais significativas.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 19 de Fevereiro de 2018 - 03 h 45 min

Com muita nebulosidade entre o Sul do país e regiões próximas, o tempo apresenta-se instável e com chuvas. Pela imagem de satélite abaixo percebe-se a grande concentração de nuvens na região, enquanto que pela imagem com dados dos radares do meteorológicos do SIMEPAR, temos uma estimativa das chuvas no momento. Na maior parte as chuvas são de intensidade fraca a moderada em alguns pontos. No Paraná percebe-se que em boa parte do estado chove, mesmo com algumas falhas na distribuição. 

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 18 de Fevereiro de 2018 - 21 h 11 min

Áreas de chuvas seguem avançando do Paraguai e Mato Grosso do Sul em direção ao Estado nesta noite. Chuvas moderadas são registradas nas regiões oeste, sudoeste, noroeste e região central, apresentando um deslocamento para leste. A imagem do radar meteorológico, mostra as áreas de chuvas que atuam neste momento sobre o Estado. 

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 18 de Fevereiro de 2018 - 16 h 15 min

Domingo de tempo instável e chuvas nas diversas áreas do estado  do Paraná. De modo geral a intensidade das chuvas é fraca. Apenas em pontos do oeste e do noroeste, a intensidade varia entre fraca a ocasionalmente forte. Entre o sudeste de Mato Grosso do Sul e o leste do Paraguai ainda há muitas áreas de instabilidade. Por isso o tempo vai seguir instável no Paraná, pois o deslocamento das áreas chuvosas é de noroeste/oeste para leste/sudeste.

Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 18 de Fevereiro de 2018 - 12 h 34 min

A nebulosidade predomina, com poucas aberturas de sol em todas as regiões do Paraná nesse início de tarde de domingo. E as chuvas observadas no decorrer da manhã continuam ocorrendo. Sendo que a grande parte das chuvas tem fraca intensidade e os acumulados continuam baixos até o momento. Mesmo com essas condições meteorológicas as regiões do noroeste e do litoral tem um ambiente quente, com temperaturas de 26 ºC. Contrastando com os valores registrados em Guarapuava de apenas 19 ºC.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2018 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122