Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 21 de Outubro de 2017 - 23 h 27 min

A precipitação que atingiu e ainda atinge o estado do Paraná neste sábado é bem distribuída e persistente. Com isso, é elevado o volume registrado até momento principalmente no oeste, sudoeste e sul. Nesse final de noite as chuvas mais fortes e volumosos estão começando a ocorrer no noroeste também. As localidades que se destacam por volume de chuva: Francisco Beltrão 117 mm, Pato Branco 98 mm e Palmas 90 mm.

 
Foto Meteorologista
Ana Beatriz Porto da Silva 21 de Outubro de 2017 - 20 h 16 min

A noite deste sábado continua com o céu coberto por muitas nuvens e grande parte delas com potencial para provocar chuvas fortes e com raios. No momento o setor oeste do Paraná está mais instável, com uma área de nuvens mais desenvolvida para provocar temporais. Nas demais regiões as chuvas estão entre moderada a fracas e com menos incidência de descargas atmosféricas. Está elevado o volume de chuva em algumas localidades como: Pinhão com 67 mm, Palmas 133 mm e Francisco Beltrão com 97 mm. Esses valores e o das demais cidades podem aumentar nas próximas horas, pois a chuva continua sobre o Paraná.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 21 de Outubro de 2017 - 15 h 20 min

O tempo permanece instável nas diversas regiões do Estado nesta tarde de sábado. Chuvas de intensidades moderadas e acompanhadas de descargas elétricas são registradas nas regiões sudoeste, oeste e noroeste do Estado. Nas demais regiões, as chuvas registradas são de intensidades fracas e isoladas. Até o momento os maiores acumulados ocorrem na região sudoeste, como mostra o mapa ao lado.

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 21 de Outubro de 2017 - 11 h 38 min

Chuvas no Paraná e algumas trovoadas a partir dos setores oeste, noroeste, centro e sul. Pela imagem ao lado, com dados de chuva pelos dois radares do SIMEPAR localizados em Cascavel e Teixeira Soares, percebe-se que as chuvas estão mais concentradas ao sul, mas com pontos de instabilidade em boa parte do estado.  

 
Foto Meteorologista
Fernando Mendonça Mendes 21 de Outubro de 2017 - 08 h 59 min

Áreas de instabilidade com chuva e trovoadas avançam pelo setor oeste/sudoeste até áreas mais ao sul e centro do estado. Na imagem de satélite abaixo, nota-se a grande formação de nebulosidade no sul do país, a partir do Rio Grande do Sul, passando por Santa Catarina e o Paraná. O tempo segue instável nas próximas horas no estado, com chuvas mais concentradas inicialmente na metade sul do estado, mas com pontos de chuva isolados nas demais regiões.  

 
Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 21 de Outubro de 2017 - 03 h 46 min

Já choveu em muitas cidades do Paraná nesta madrugada. E segue chovendo com intensidade fraca/moderadas, mas de forma isolada no Estado. No entanto, agora, a chuva é mais forte nas áreas de fronteira com a Argentina e de divisa com Santa Catarina, inclusive com registro de uma expressiva quantidade de raios nessa última hora. 

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 20 de Outubro de 2017 - 23 h 03 min

Noite de sexta-feira com chuvas em algumas regiões do Estado. Alguns raios são observados no sudoeste do Estado, próximo a Pato Branco. Na maioria dos setores as precipitações são fracas. No Paraguai e norte da Argentina segue chovendo muito forte.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 20 de Outubro de 2017 - 20 h 24 min

A chuva é um pouco mais significativa em parte dos Campos Gerais e no sudoeste paranaense nesta noite de sexta-feira. Chove forte entre o Paraguai e o norte da Argentina. As temperaturas estão amenas na região de Curitiba, com valores perto dos 16°C. Entre o oeste e o noroeste temperaturas mais elevadas: acima dos 23°C.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 20 de Outubro de 2017 - 17 h 25 min

Mesmo com a presença de muitas nuvens, observa-se temperaturas elevadas em boa parte do interior paranaense (condição de abafamento). Várias áreas de instabilidade atuam entre os Campos Gerais, centro-sul e o sudoeste do Estado, mas com pouca atividade elétrica até o momento. Chove fraco também entre o Vale do Ribeira e o litoral. Na região de Curitiba céu encoberto, com temperaturas amenas.

   
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 20 de Outubro de 2017 - 14 h 23 min

Às 14 h desta sexta-feira a rede de estações meteorológicas do SIMEPAR e do INMET indicam que a atmosfera volta a ganhar calor (energia)  a partir do noroeste. A massa de ar que predomina sobre o Paraná e parte das regiões Sul e Sudeste do Brasil continua instável.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2017 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122