Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 17 de Agosto de 2017 - 04 h 23 min

O ingresso de umidade vinda da Região Norte do País, mantém o tempo instável entre as regiões noroeste e norte do Paraná nesta madrugada. Áreas de instabilidades avançam do Mato Grosso do Sul em direção as regiões paranaenses com chuvas fracas e isoladas. Após um período de estiagem, as chuvas dos últimos dias apresentam acumulados significativos em alguns municípios das regiões oeste, noroeste e norte do Estado, como observa-se no mapa ao lado.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 17 de Agosto de 2017 - 01 h 24 min

Como vem ocorrendo nas últimas madrugadas, áreas de instabilidades avançam do Paraguai em direção as regiões noroeste e norte do Paraná neste começo de madrugada. Neste momento há registros de chuvas fracas e isoladas nestes setores. Nas demais regiões do Estado, observa-se nebulosidade variável sem registros de chuvas. As temperaturas variam de 17 ºC no noroeste e litoral e 9 ºC no sul do Estado.

Foto Meteorologista
Lizandro Oliveira Jacóbsen 16 de Agosto de 2017 - 20 h 02 min

A noite é de chuva, de fraca intensidade, sobre o setor noroeste do Paraná, principalmente nas cidades mais próximas da divisa com o Mato Grosso do Sul. Nas outras regiões do Estado há bastante nebulosidade, mas sem registro de chuva significativa nesse momento. As temperaturas estão amenas e variam dos 13°C aos 18°C na maioria das cidades paranaenses.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 16 de Agosto de 2017 - 13 h 56 min

De acordo com as informações do nosso radar de Cascavel, a concentração das áreas chuvosas diminuiu acentuadamente às 13 h e 45 min. Apenas pequenos  focos em áreas do oeste.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 16 de Agosto de 2017 - 08 h 32 min

Nossos radares meteorológicos de Cascavel (Fig. 01) e de Teixeira Soares (Fig. 02) aqui reproduzidas as imagens das 08 h e 10 min, indicam chuvas, de fracas a moderadas, em diversas áreas do estado. Estas precipitações não são acompanhadas de raios neste momento.

   
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 16 de Agosto de 2017 - 03 h 26 min

A instabilidade atmosférica segue presente principalmente nas regiões da metade norte do Estado nesta madruga. Áreas de instabilidades avançam do MS em direção as regiões noroeste e norte do Paraná com chuvas moderadas a fortes e acompanhadas de muitas descargas elétricas. Nas demais regiões, presença de nuvens, porém sem registros de chuvas. A imagem do radar de Cascavel, mostra as áreas de chuvas e descargas elétricas (+) no norte do Estado.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 15 de Agosto de 2017 - 22 h 25 min

A atual situação atmosférica contribui para intensificação de áreas de instabilidade entre o Mato Grosso do Sul e o Paraguai, com posterior deslocamento das instabilidades para leste, ou seja, em direção ao oeste e noroeste do Paraná. Conforme pode ser observado na imagem do radar de Cascavel, há registro de chuvas fortes na região, com atividade elétrica (raios) associada.

 
Foto Meteorologista
Samuel Braun 15 de Agosto de 2017 - 18 h 14 min

O tempo continua instável neste início de noite no Paraná, com chuvas especialmente entre o oeste, noroeste e o norte pioneiro. Entre os Campos Gerais, RMC e litoral céu encoberto, com chuviscos ocasionais. Ao longo desta terça-feira choveu mais em Paranavaí, que já acumulou 77,4 mm (média histórica de Agosto é 55 mm). As temperaturas também não se elevaram muito, com maior valor em Foz do Iguaçu: 23,5°C.

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 15 de Agosto de 2017 - 14 h 26 min

As maiores temperaturas registradas nas estações meteorológicas automáticas indicam um início de tarde com temperaturas baixas no estado. No norte, onde a 72 horas registravam-se temperaturas acima dos 30 ºC hoje, não alcançaram os 15 ºC!!!

 
Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 15 de Agosto de 2017 - 13 h 31 min

As chuvas estiveram presentes durante toda esta manhã em várias regiões do Paraná. Destaque para o setor norte que contava com vários dias consecutivos sem chuvas. No mapa estão plotados os totais de chuvas nas estações meteorológicas automáticas no período da 00 h às 13 h desta terça-feira.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2017 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122