Palavra do Meteorologista



Foto Meteorologista
Cezar Gonçalves Duquia 28 de Abril de 2017 - 10 h 48 min

Na manhã desta sexta-feira foram registradas temperaturas negativas em duas das estações meteorológicas automáticas do INMET; General Carneiro ==> -0,5 ºC e São Mateus do Sul ==> -0,1 ºC. Nas estações meteorológicas automáticas do SIMEPAR os registros foram baixos porém não houve valores negativos; confira no mapa.

 
Foto Meteorologista
Tarcízio Valentin da Costa 28 de Abril de 2017 - 07 h 20 min

Houve uma intensificação do nevoeiro na última hora em Curitiba e região metropolitana. No aeroporto Afonso Pena às 06 horas a visibilidade horizontal era de 300 metros, já às 07 horas a mesma era de 150 metros. Em Curitiba a temperatura mínima registrada até às 07 horas foi de 6,5 ºC. Contudo, na Fazenda Rio Grande, na região metropolitana de Curitiba a temperatura mínima foi de apenas 2,9 ºC às 06 horas e 30 minutos. 

Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 28 de Abril de 2017 - 04 h 47 min

A massa de ar frio segue presente sobre o Sul do País mantendo a estabilidade atmosférica na região. No Paraná, a madrugada segue com tempo estável e temperaturas em forte declínio. As menores temperaturas são registradas no sul do Estado, como mostra o mapa ao lado das temperaturas mínimas registradas até às 4h. Em Curitiba e Região Metropolitana, é observado de um forte nevoeiro desde o começo da madrugada.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 28 de Abril de 2017 - 01 h 17 min

Começo de madrugada com tempo estável nas diversas regiões do Estado. Com o céu claro, sem presença de nuvens, e com uma massa de ar polar atuando sobre o Sul do País, as temperaturas apresentam um rápido declínio. No Paraná, nas regiões da metade sul já apresentam temperaturas abaixo dos 10 ºC, sendo que em General Carneiro, os termômetros registram -0,5 ºC.

Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 27 de Abril de 2017 - 20 h 20 min

Noite de temperaturas mais baixas no Estado nesta quinta-feira. Em General Carneiro, na região sul, as temperaturas já estão em 3,4 °C.
Em situações típicas como estas, de tempo estável e céu sem nuvens, o resfriamento ocorre até o momento da atmosfera voltar a receber energia, ou seja, instantes após o nascer do sol. Seguindo esta condição, as temperaturas seguirão o declínio até por volta das 06 horas da manhã, quando então serão registrados os menores valores de temperatura desta sexta-feira. 

Foto Meteorologista
Sheila Radmann da Paz Rivas 27 de Abril de 2017 - 17 h 20 min

As temperaturas baixas neste amanhecer de quinta-feira foram destaque em todo Estado. No entanto, o núcleo do sistema frio ainda está percorrendo a Região Sul do País, condição que permitirá que as primeiras horas desta sexta-feira tenham temperaturas ainda mais baixas na maior parte do Estado. As ilustrações abaixo mostram a posição do núcleo do sistema frio nestes dois momentos.  

   
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 27 de Abril de 2017 - 14 h 19 min

O avanço da massa de ar seco e frio sobre a região Sul do Brasil favorece o declínio dos índices de umidade relativa do ar na maioria dos municípios paranaenses. Por isso, como exibe o mapa, os valores de umidade estão baixos em todos os setores do Paraná. Nas próximas horas o Sol continua predominando, porém logo ao anoitecer, o frio retorna com muita força, pois a próxima madrugada deve ser a mais fria até o momento.

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 27 de Abril de 2017 - 10 h 22 min

Apesar do predomínio de Sol em todas as regiões paranaenses, o tempo segue com temperaturas amenas na maioria das regiões do Estado. A imagem ao lado mostra a composição de uma imagem de satélite no canal do visível e as informações da temperatura do ar registrada às 10h. Podemos observar que apenas no Litoral as temperaturas passaram dos 20,0 °C. No centro-sul e sudoeste do Estado, o frio permanece e as temperaturas seguem abaixo ou perto dos 10,0 °C. 

 
Foto Meteorologista
Reinaldo Olmar Kneib 27 de Abril de 2017 - 08 h 15 min

Como o centro da massa de ar frio e seco tem um deslocamento continental, ou seja, sobre a Argentina e o Paraguai e oeste da região Sul, o declínio das temperaturas foi significativo não somente nas áreas mais altas do Paraná, mas também em setores considerados quente como o oeste e noroeste do Estado. A figura ao lado mostra as temperaturas mínimas registradas hoje, onde pode-se visualizar que o frio foi mais rigoroso no centro-sul, sul e sudoeste, divisa com Santa Catarina. Em menores valores foram em Pinhão, 4,1 °C, Francisco Beltrão, 4,2 °C, Entre Rios, Distrito de Guarapuava, 3,4 °C e General Carneiro, 2,1 °C, estação do INMET.

 
Foto Meteorologista
Paulo Ricardo Bardou Barbieri 27 de Abril de 2017 - 04 h 25 min

A madrugada apresenta um forte declínio nas temperaturas devido ao ingresso de uma massa de ar polar que avança pelo Estado. Entre as regiões oeste, sudoeste, centro-sul e sul, os termômetros registram temperaturas abaixo dos 10 ºC. Assim, teremos um amanhecer gelado nas diversas regiões. O mapa ao lado, mostra o avanço da massa de ar polar pelo Sul do País.

 
Sistema Meteorológico do Paraná - SIMEPAR 2017 ® - Todos os direitos reservados.
Centro Politécnico da UFPR - Curitiba - Paraná - Brasil
Caixa Postal 19100 - CEP 81531-980
Tel: +55 41 3320 2000
Fax: +55 41 3366-2122